Aprendiz na Fazenda da Toca

In Portuguese only but you can click on “translate” at the end to read it in your own language.

A Fazenda da Toca, no interior do estado de São Paulo, desenvolve há anos um programa de agrofloresta e de conversão de pomares convencionais para orgânicos. Eles também produzem ovos orgânicos e têm uma horta de 6.000 metros quadrados, que funciona no esquema de canteiros consorciados. Além de cursos periódicos e específicos sobre agroflorestas, há um programa de aprendiz, de duas ou três semanas e que vale muito a pena.

Quem deu a consultoria para a família Diniz criar os lotes de agrofloresta foi o próprio Ernst Götsch, que passou um tempo por lá e criou linhas de frutíferas maravilhosas. Passei a maior parte do tempo dentro da horta, ajudando a montar novos canteiros e o pessoal que trabalha por lá é sábio demais, com muito conhecimento para dividir com a gente. Outra viagem e curso que valeram muito a pena.

Este era um dos lotes antes de começarmos. Aqui só estava carpido.

Depois de limparmos o solo com rastelos, passamos uma máquina chamada Tobata e os canteiros foram se formando. Ainda tinha MUITO trabalho pela frente.

Esse é o lote pronto para plantarmos as mudas em consórcios, depois de termos colocado os insumos (cama de frango, Yoorin e pó de rocha) e muita palha para cobrir o solo.

Notas do Programa de Aprendiz da Fazenda da Toca

Related Posts

Course at La Ferme du Bec Hellouin in France

Forest Garden course at Schumacher College

Curso de SAF no Sítio Semente