Aprendiz na Fazenda da Toca

In Portuguese only but you can click on “translate” at the end to read it in your own language.

A Fazenda da Toca, no interior do estado de São Paulo, desenvolve há anos um programa de agrofloresta e de conversão de pomares convencionais para orgânicos. Eles também produzem ovos orgânicos e têm uma horta de 6.000 metros quadrados, que funciona no esquema de canteiros consorciados. Além de cursos periódicos e específicos sobre agroflorestas, há um programa de aprendiz, de duas ou três semanas e que vale muito a pena.

Quem deu a consultoria para a família Diniz criar os lotes de agrofloresta foi o próprio Ernst Götsch, que passou um tempo por lá e criou linhas de frutíferas maravilhosas. Passei a maior parte do tempo dentro da horta, ajudando a montar novos canteiros e o pessoal que trabalha por lá é sábio demais, com muito conhecimento para dividir com a gente. Outra viagem e curso que valeram muito a pena.

Este era um dos lotes antes de começarmos. Aqui só estava carpido.

Depois de limparmos o solo com rastelos, passamos uma máquina chamada Tobata e os canteiros foram se formando. Ainda tinha MUITO trabalho pela frente.

Esse é o lote pronto para plantarmos as mudas em consórcios, depois de termos colocado os insumos (cama de frango, Yoorin e pó de rocha) e muita palha para cobrir o solo.

Notas do Programa de Aprendiz da Fazenda da Toca

Related Posts