History of Ideas

🇧🇷 David Runciman é professor de Política e História em Cambridge, no Reino Unido. Autor do livro “How Democracy Ends” e âncora do podcast “Talking Politics”, ele transita bem pelo universo do pensamento atual sobre tirania, democracia, crise etc. Descobri o “Talking Politics” meio que por acaso, em meio à histeria do Brexit. Gosto não só dos pontos de vista de Runciman, como de sua voz cadenciada e maneira de traduzir temas complexos para uma linguagem mais leiga.

Durante a pandemia da covid-19 ele, junto com a London Review of Books, lançou uma série de aulas sobre a história do pensamento, em que explica as teorias de Hobbes, Hayek, Gandhi, Max Weber e outros nomes importantes. As ideias desses pensadores e pensadoras podem nos ajudar a enxergar melhor os cenários que vêm se desenhando na atualidade e ver como são resultado da História. Por isso, quem não aprende com a História, repete os mesmos erros burros e perigosos do passado.

Recomendo “History of Ideas” para quem está a fim de mergulhar no universo do pensamento político, econômico e social para vermos se encontramos uma luz no fim do túnel. Os áudios são apenas em inglês, I am afraid.

Related Posts

Vugar Efendi

Boat Magazine

Europa de Cinema