IPEP Instituto de Permacultura da Pampa

In Portuguese only but you can click on “translate” at the end to read it in your own language.

O IPEP – Instituto de Permacultura da Pampa, fica em Bagé, no meio da Pampa gaúcha, não muito longe da fronteira uruguaia. Assim que descobri a existência da Permacultura, queria fazer um curso para entender melhor de que se tratava.

Desembarquei na porta do IPEP para 10 dias do Certificado de Design em Permacultura, ou PDC, e foi uma experiência transformadora. A Permacultura é interessantíssima é impossível, em 10 dias, passar tudo o que ela prega. No IPEP vimos um pouco de tudo, como se fosse uma grande introdução. Também conversamos sobre filosofia, sobre nosso papel no planeta e tantos outros assuntos que fizeram os 10 dias parecerem uma vida. Confesso que quando voltei ao mundo, chegando em Porto Alegre, me senti um pouco desloucado e a vontade era voltar lá para o IPEP.

Dentre o que se “ensina” num PDC são os fundamentos básicos da Permacultura, sementes, solo, arquitetura, bioconstrução, água. Também plantamos, fizemos composto verde, aprendemos a observar e entender que tudo é importante.

Recomendo bastante o PDC e o IPEP para quem entrar no universo do plantio, da autossuficiência, do amor à Terra. As pessoas que conheci lá marcaram a semana e os dois coordenadores, a Tati e o João, são pessoas que valem a pena conhecer nesta vida.

Notas do curso de Design em Permacultura do IPEP

Related Posts

Forest Garden course at Schumacher College

Hermannshof Garden in Weinheim, Germany