IPEP Instituto de Permacultura da Pampa

In Portuguese only but you can click on “translate” at the end to read it in your own language.

O IPEP – Instituto de Permacultura da Pampa, fica em Bagé, no meio da Pampa gaúcha, não muito longe da fronteira uruguaia. Assim que descobri a existência da Permacultura, queria fazer um curso para entender melhor de que se tratava.

Desembarquei na porta do IPEP para 10 dias do Certificado de Design em Permacultura, ou PDC, e foi uma experiência transformadora. A Permacultura é interessantíssima é impossível, em 10 dias, passar tudo o que ela prega. No IPEP vimos um pouco de tudo, como se fosse uma grande introdução. Também conversamos sobre filosofia, sobre nosso papel no planeta e tantos outros assuntos que fizeram os 10 dias parecerem uma vida. Confesso que quando voltei ao mundo, chegando em Porto Alegre, me senti um pouco desloucado e a vontade era voltar lá para o IPEP.

Dentre o que se “ensina” num PDC são os fundamentos básicos da Permacultura, sementes, solo, arquitetura, bioconstrução, água. Também plantamos, fizemos composto verde, aprendemos a observar e entender que tudo é importante.

Recomendo bastante o PDC e o IPEP para quem entrar no universo do plantio, da autossuficiência, do amor à Terra. As pessoas que conheci lá marcaram a semana e os dois coordenadores, a Tati e o João, são pessoas que valem a pena conhecer nesta vida.

Notas do curso de Design em Permacultura do IPEP

Related Posts

Curso de SAF no Sítio Semente

Hermannshof Garden in Weinheim, Germany

Forest Garden course at Schumacher College