Forest Garden course at Schumacher College

In Portuguese. Course notes at the end are in English. 😉

Em maio de 2018 descobri um lugar mágico na Inglaterra. Fui fazer um curso de uma semana sobre “Florestas Comestíveis” no Schumacher College, em Devon. Descobri o curso fuçando na internet e, só então, fui ver que o college é bem importante no universo da sustentabilidade, da ecologia e da espiritualidade. Além do mais, há uma Escola Schumacher no Brasil!

This is Schumacher College’s main hall

O foco do curso foi a exploração de alimentos orgânicos através do plantio de espécies perenes em sistema de floresta. Os dois professores não poderiam ser melhores: Caroline Aitken, que dá aulas no Schumacher e é especialista em Permacultura (sua empresa é a Whitefield Permaculture) e Martin Crawford, fundador do Agroforestry Research Trust.

Juntos vimos os processos de implantação de uma “floresta comestível” e como explorá-la para nos alimentarmos. O próprio Schumacher College tem uma floresta assim, concebida pelo Martin Crawford. Era ali que colhíamos as folhas, raízes e frutas para as aulas de fermentação e conservas.

All set for the fermentation class

Visitamos o Agroforestry Research Trust com seus experimentos no plantio de frutos secos (amêndoas, castanhas, nozes, pecans, pinhões) e até mesmo uma estufa com árvores tropicais. A horta do próprio college é um dos lugares mais bacanas de aprender, pois há o plantio de muitas espécies perenes, o galinheiro e os canteiros mais convencionais.

Agroforestry Research Trust and the rolling Devon hills

Schumacher College’s own vegetable fields

Tivemos também uma conversa com Satish Kumar, uma das cabeças por trás de tudo isso que o Schumacher faz.

Foram 5 dias incríveis no meio de gente interessante e de informação preciosa. O cenário do lugar é maravilhoso, com pequenas fazendas, cercas-vivas, igrejas de pedra e muita floresta. Acredito que o college faça outra edição do curso em 2019.

The forests are amazing

The most incredible group of people 😉

Now, the course notes. In case you would like them in a higher res, let me know and I can send via e-mail.

Related Posts

Course at La Ferme du Bec Hellouin in France

Hermannshof Garden in Weinheim, Germany